Yule é uma celebração do Norte da Europa pré-Cristã. Os pagãos do norte celebravam o Yule desde os finais de Dezembro até aos primeiros dias de Janeiro, abrangendo o solstício de Inverno, o que nos reporta para o hábito das férias de Natal que ainda hoje se gozam por estes dias . Foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa, e é até hoje considerado o inicio da roda do ano por muitas tradições Pagãs. Actualmente é um dos oito feriados solares do paganismo .
É uma época cheia de simbolismo e poder , marca o regresso do Sol Invencível , e os dias começam a crescer , e as noites a diminuir .....
É a altura em que A Deusa toma um aspecto passivo , de encontro consigo mesma , de harmonia interna , é a altura do aconchego do lar e da fogueira e das comidas quentes e dos agasalhos de malha .
É a altura de contar histórias aos nossos filhos , que recordem os nossos Ancestrais , usando as rimas , as artes gráficas e os teares da nossa imaginação .
Levar as crianças , numa meditação sobre o verdadeiro significado do Solstício , será uma surpresa agradável , funciona como uma catarse e o espírito dos nossos familiares se farão presentes , embalando as festividades com harmonia .
Aproveito para desejar a todos um bom regresso Solar e muita prosperidade !
Bem-Hajam
Sem comentários:
Enviar um comentário